17°C 29°C
Campo Grande, MS
Publicidade

Zeca do PT solicita aumento nos recursos destinados pelo próximo Plano Safra ao Pronaf

Em sessão ordinária realizada na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (Alems), o deputado estadual Zeca do PT solicitou a realização de est...

18/06/2025 às 11h15
Por: Redação Fonte: Assembleia Legislativa - MS
Compartilhe:
Zeca do PT solicita aumento nos recursos destinados pelo próximo Plano Safra ao Pronaf

Em sessão ordinária realizada na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (Alems), o deputado estadual Zeca do PT solicitou a realização de estudos que viabilizem o aumento, para no mínimo R$ 800 milhões, nos recursos a serem destinados pelo próximo Plano Safra às linhas de crédito do Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar).

Conforme o parlamentar, a medida busca fomentar o atendimento das crescentes demandas da agricultura familiar do Estado de Mato Grosso do Sul.

“Em 2024, a agricultura familiar de Mato Grosso do Sul registrou crescimento positivo, com destaque para o Plano Safra da Agricultura Familiar 2024/2025, que contribuiu de maneira expressiva no impulsionamento desse crescimento, com cerca de R$ 500 milhões movimentados através do Pronaf em nosso Estado”, justificou Zeca.

Vale destacar que neste ano de 2025 foi aprovada em Mato Grosso do Sul a lei que criou o Selo da Agricultura Familiar, para facilitar a venda dos produtos oriundos destes produtores.

“É de suma importância o aumento do montante destinado às linhas de crédito do Pronaf para Mato Grosso do Sul, para haver a melhoria da estrutura de produção, garantindo o crescimento da categoria e o aumento efetivo da renda dos agricultores familiares sul-mato-grossenses”, complementou o deputado e ex-governador.

Zeca encaminhou a solicitação ao Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, ao Ministro-Chefe da Casa Civil, Rui Costa dos Santos, ao Ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Luiz Paulo Teixeira Ferreira, e à Ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Nassar Tebet.